sexta-feira, 29 de julho de 2011

EXPLICAÇÃO PRÉVIA
Lembrei-me de aqui ir deixando as minhas experiências,como camponês convicto e aprendiz de hortelão,por três razões:
Para responder a solicitações de quem quer iniciar-se na horticultura,ou aó voltar;
Para trocar informações em defesa de uma agricultura sustentável;
Pelo prazer em conversar sobre o campo.

Para início escolhi esta particular variedade de feijão.

É conhecida por "Feijão-de-metro",ou "Chicharra".
As vagens chegam a atingir mais de 80 cms.
A folha é semelhante ao "Feijão-frade",mas trepa a mais de 3mts.

Está agora na fase de começar a colher.
Tal como todos os "Chícharros",ou "Chícharos",ou "Feijão-frade",não quer ver o Sol de Maio.
Deve portanto semear-se de forma a nascer já em Junho.É generoso,produz abundantemente,deve consumir-se ainda tenro,ou então descascá-lo e consumir só o grão que é muito pequenino mas muito saboroso.

Quem quiser comer feijão verde até tarde pode semeá-lo agora,até 15 de Agosto,mais coisa menos coisa.Só para verde,para seco já não vai a tempo.

mário


5 comentários:

  1. Uma boa ideia, esta de partilhar o que sabe sobre agricultura (biológica, tradicional). Eu agradeço e vou ficar "cliente". Faço desde já uma pergunta. Não percebi bem se é o feijão frade que se pode comer como feijão verde.

    ResponderEliminar
  2. Minha cara amiga

    Peça desculpa pela confusão,referia-me a feijão verde dito habitual.

    Há,como eu por exemplo,quem semeie os "Chicharros" para comer as vagens ainda tenras.
    Em arroz,ou caldo,são de comer e chorar por mais,quem gosta.

    Cordial abraço,
    mário

    ResponderEliminar
  3. voce tem semente deste feijão para venda? tenho interesse em agumas sementes dele caso sim qual o preço para brasilia?
    no aguardo elaine

    ResponderEliminar
  4. Cara Elaine

    Vou tentar arranjar meia dúzia de feijões que lhe enviarei para a morada que me indicar.
    São muito produtivos,pelo menos por aqui,logo ficará com semente suficiente.

    Cordial abraço,
    mário

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Mario obrigada pela resposta,vou colocara meu email para maiores detalhes sobre o assunto dos feijões com vc.
      tripiano@globo.com se tiver como entre em contato comigo por ele.
      Ficarei no aguardo Elaine

      Eliminar